O que desvaloriza um apartamento?

Você quer investir em imóveis? Tem curiosidade para saber o que funciona e o que não funciona? Hoje nós vamos lhe ajudar.

Você quer investir em imóveis? Tem curiosidade para saber o que funciona e o que não funciona? Hoje nós vamos lhe ajudar.
Compartilhe:
23/10/2018

A verdade é uma só: investir em imóveis pode ser muito rentável e valer muito a pena, mas há uma série de cuidados importantes. Apesar do investimento na área ser uma prática comum, nós sabemos que algumas coisas causam a desvalorização do imóvel e, por consequência, a perda do investimento.

Como saber qual é o imóvel certo para investir e evitar que ele sofra a temida desvalorização? Leia o nosso artigo, daremos dicas para que você possa ter tranquilidade na hora de escolher o seu próximo investimento. Vamos lá!

Não sei investir, o que eu faço?

A primeira coisa que precisa ser dita é que o mercado imobiliário costuma ser procurado por pessoas que têm dinheiro para investir, mas não pretendem ou não sabem correr os riscos de se envolverem com complexas transações e aquisição de títulos na bolsa de valores.

Por ser um investimento sólido, ainda mais em comparação com as outras opções, o mercado imobiliário se tornou o preferido de quem deseja uma renda fixa, segura, e com garantia (quase certa), de retornos no futuro, fugindo do sobe e desce do mercado financeiro.

Entretanto, como quaisquer investimentos, sem os devidos cuidados, os imóveis também perdem valor. É preciso saber como procurar e com quem conversar.

Escolha a localização ideal

A localização será sempre a primeira coisa que estará na mente de quem procura um imóvel, seja para investir ou morar. Este é, sem dúvida, o item mais importante e de maior relevância quando falamos de valorização (ou desvalorização) de um imóvel.

Saber identificar os locais com maior potencial de valorização é o mais importante. O comprador / investidor deve olhar primeiro a localização e ponderar se está comprando em uma região que vai se valorizar.

Se é um local em que houve muitos lançamentos, por exemplo, pode haver um grande estoque de unidades e acabar limitando a valorização do imóvel. É dever do corretor de imóveis, orientá-lo e guiá-lo nessa fase.

Outro ponto importante a definir são os gostos pessoais e a função do imóvel que está sendo adquirido, ou seja, quem irá utilizá-lo e como. Por exemplo: famílias costumam gostar de lugares mais tranquilos, também dão preferência aos locais que ficam perto de escolas, hospitais, comércio, etc.

Já pessoas solteiras não se importam tanto com a agitação e até aceitam morar em lugares mais movimentados, desde que seja próximo ao trabalho ou de fácil acesso. Veja bem: movimento não significa barulho ou bagunça.

Identificar o seu perfil já é um passo enorme para poder escolher o apartamento certo. Na dúvida, os bairros com maiores opções de lazer, tranquilidade e de fácil acesso são sempre as melhores opções.

Mantenha o imóvel conservado

Veja o absurdo da situação: muitos donos de imóveis se esquecem de fazer revisões preventivas, ou não se importam quando os moradores causam pequenos estragos no imóvel. Isso está errado.

A má conservação é o que mais desvaloriza um apartamento. Pense bem no assunto. Você gostaria de viver em um apartamento que, mesmo bem localizado, tivesse as instalações precárias?

Deve-se incluir na conta do investimento uma verba para pequenos reparos. Nós não estamos dizendo que você deverá reformar o apartamento constantemente, contudo, os pequenos reparos são imprescindíveis.

Preocupe-se com o acabamento

Outro item negligenciado e que poderá ser um responsável direto pela desvalorização do imóvel. Chamados de acabamentos, todos os pequenos detalhes que compõem o apartamento. Desde a escolha dos materiais até mesmo as peças do banheiro.

Sendo assim, na hora de escolher um apartamento, dê preferência para as construtoras que escolhem materiais e acabamentos de qualidade.

É possível encontrar apartamentos com preços sedutores, mas com acabamentos de baixa qualidade, que justificam o seu valor. Por isso, na hora de comprar um imóvel vale a pena pensar o custo-benefício.

Como fazer isso? Escolha apartamentos com a mesma metragem e compare os preços e os materiais do acabamento. Nem sempre as opções mais baratas serão as mais vantajosas.

Evite apartamentos sem garagem

Item rápido e prático, apenas para lembrar-lhe de que apartamentos sem garagem são os que têm a maior taxa de desvalorização do mercado. Também estão entre os imóveis procurados por inquilinos transitórios, ou seja, que não têm a intenção de morar mais de 2 anos no local.

O motivo é simples e você já deve ter compreendido. Quem mora em um apartamento sem garagem terá que pagar um local externo para os automóveis, ou deixá-los na rua.

Jamais entre em negociações incertas

Sim, adquirir um apartamento pode dar trabalho e gerar uma burocracia enorme, tudo dependerá do seu corretor e da empresa que você escolheu para fazer compra. Então aqui vão algumas dicas:

Procure uma construtora sólida e confiável, com histórico conhecido e sem problemas recentes de entregas atrasadas, ou de imóveis problemáticos. Que possua documentação completa de seus empreendimentos, sem impedimentos e restrições.

Faça os corretores suarem a camisa: não poupe perguntas, não fique com dúvidas e não assine nada sem ter certeza de todos os itens. Se o seu corretor for do tipo confuso, que não dá respostas concretas e costuma fugir do assunto, não negocie com ele.

A documentação regularizada é um dos itens importantes para evitar uma dor de cabeça enorme. Quando nós dissermos dor de cabeça, você deve ler “prejuízo”, está bem?!

Então, para fugir desse prejuízo, negocie sempre com empresas de confiança.

Quais são as minhas opções?

Temos uma opção segura para o seu investimento, que atende à todas os itens citados nesse artigo, com preço justo e corretores dinâmicos e informados para lhe ajudar nessa decisão.

O Portofino Residencial está localizado em região nobre de Ribeirão Preto, ideal para quem deseja um investimento sólido, lucrativo e sem complicação.

Graças aos materiais de excelência, o Portofino Residencial apresenta o que existe de melhor em matéria de conservação e acabamento. Tendo o melhor custo benefício de sua categoria.

São opções com 1 ou 2 vagas na garagem, adaptando-se a todos os estilos de vida dos seus moradores.

Com uma equipe de corretores especialistas para ajudar e evitar todas as dúvidas. Tudo isso feito pela Egydio dos Santos, referência no mercado construtivo de Ribeirão Preto. Confira!

Entre em contato para saber mais sobre como investir e quais são as melhores opções no mercado imobiliário.

Corretores sempre à disposição pelo WhatsApp, com um atendimento rápido e eficiente.

Entre em contato conosco

Entre em contato conosco

WhatsApp VENDAS

(16) 99100 - 2222

Fale com VENDAS

(16) 3441 - 8807

Rua Conde Afonso Celso, 613

Sumaré - Ribeirão Preto/SP