Como a iluminação natural no apartamento afeta a sua vida?

Sabia que o conforto térmico é um dos fatores de grande influência na qualidade de vida e no preço do imóvel? Hoje nós vamos dar um guia rápido de como conhecer melhor sobre esse quesito.

Sabia que o conforto térmico é um dos fatores de grande influência na qualidade de vida e no preço do imóvel? Hoje nós vamos dar um guia rápido de como conhecer melhor sobre esse quesito.
Compartilhe:
20/09/2018

Responda rápido, quais são os itens primordiais na hora de escolher um imóvel para morar? Vejamos, você respondeu localização, segurança e conforto, certo?! Por que na hora de escolher um imóvel nós negligenciamos a iluminação natural no apartamento? Um dos maiores elementos de conforto.

Não é preciso fazer uma pesquisa muito acentuada para descobrir que esse detalhe escapa à maioria das pessoas, o que é um erro. A iluminação natural no apartamento é responsável por diversas vantagens: valorização do imóvel, qualidade de vida e diminuição dos gastos.

Hoje nós vamos falar sobre esse item básico e dar todas as dicas para que você saiba exatamente como escolher um apartamento. Principalmente na nossa cidade de Ribeirão Preto, onde o calor é um fator determinante. Boa leitura.

Iluminação natural, como ela funciona?

Embora o termo pareça simples, a iluminação natural no apartamento vai muito além do sol entrando pela janela. É preciso considerar alguns fatores como: horário da incidência solar, principais cômodos e ambientes de incidência, conforto térmico decorrente, predominância solar em cada estação do ano etc.

Para não sobrecarregar o nosso artigo com informações complexas, basta pensar em alguns pontos chave. São eles:

  • Face Sombra - Nascimento do sol (sol da manhã)

O sol da manhã é o mais ameno. Em Ribeirão Preto, cidade conhecida pelo seu calor, o sol da manhã é o sol que garante um ambiente mais fresco para seu apartamento ou para o ambiente direcionado para este lado.

  • Trajeto ao longo do dia

O percurso do sol será importante para determinar se o apartamento receberá luz e calor durante o dia todo ou apenas em alguns momentos.

  • Face Sol - Posição do sol no fim do dia (sol da tarde)

O sol da tarde é o mais quente do dia. O ambiente que tiver maior incidência de luz solar a tarde, será o seu ambiente mais quente também a noite.

Como o sol influência no apartamento?

Agora vamos analisar a influência do sol nos ambientes do apartamento e descobrir qual é o horário ideal para cada cômodo.

Na hora de escolher a posição do seu apartamento, lembre-se que você deve priorizar sempre os cômodos mais importantes para você e para seu conforto. Salas, Quartos e Varandas, geralmente serão sempre os ambientes em que você e sua família passarão a maior parte do tempo, ideais para serem localizados na face sombra (sol da manhã).

Por exemplo, quartos localizados na Face Sol (incidência de Sol da Tarde), geralmente serão mais frescos pela manhã, porém quentes a noite, pois terão “esquentado” durante o dia, ou seja, em cidades quentes como Ribeirão Preto, isso pode sempre prejudicar o seu conforto.

Lembre-se ainda que, ambiente mais quentes utilizam mais ar condicionado, o que pode encarecer a sua conta de luz!

Vamos apresentar mais alguns termos novos, para que você consiga compreender exatamente sobre o que nós estamos falando:

Face Leste ou Face Sombra: é a face que recebe o sol logo pela manhã. Face ideal para a localização da varanda, sacadas e quartos.

Face Oeste ou Face Sol: o lado oposto ao nascimento do sol. A face Oeste receberá luz natural intensa no fim da tarde. Durante todo o período do dia, os cômodos da face Oeste estarão recebendo luz indireta ou difusa.

Face Norte: essa face também recebe a iluminação natural no período da manhã. Contudo, pelo seu posicionamento lateral, a incidência é menor, controlando a temperatura. Quartos e cômodos de grande utilização podem ser posicionados nessa face.

Face Sul: é a segunda face a receber o sol da tarde. Assim como a Oeste, essa é uma face que costuma manter-se quente ao longo de todo o dia.

Como eu sei se estou escolhendo o apartamento ideal?

Para não se confundir, basta analisar alguns fatores na hora de descobrir se o apartamento escolhido é o ideal para o seu perfil.

Antes de comprar um apartamento, analise a sua rotina. Quais são os horários do dia em que o apartamento estará ocupado? Quais os cômodos serão mais utilizados? Você, ou alguém da sua família, trabalha com home-office?

Lembre-se também que, em cidades quentes como Ribeirão Preto, a face sombra (sol da manhã) pode ajudar a manter o apartamento mais confortável, porém em cidades frias, isso pode acabar por prejudicar o seu conforto. O mais importante é sempre consultar o seu corretor de imóveis de confiança para que ele entenda as suas prioridades.

Há ainda uma série de truques e maneiras de diminuir ou aumentar o calor de um apartamento, como: plantas, ar condicionado, janelas especiais, e até mesmo o material que foi utilizado em suas paredes.

O que eu devo perguntar ao corretor?

A iluminação natural de um apartamento é peça chave na hora da compra e da revenda do mesmo. Graças a iluminação natural (e ao calor do sol), é possível economizar o uso do ar-condicionado e manter as luzes apagadas.

Ao conversar com o corretor, procure saber se o apartamento desejado mantém uma temperatura média agradável ao longo do dia. Também analise a incidência de luz no quarto, sobretudo no período da manhã.

Por último, descubra se o apartamento possuí algum cômodo onde a luz seja fraca ou insuficiente. Cômodos assim são responsáveis pelo acúmulo de bolor e podem causar doenças respiratórias ou até alergias na pele.

Dica geral: faça o corretor suar a camisa e tire dele todas as informações necessárias. Jamais faça uma compra tão importante se ainda estiver com dúvidas.

A iluminação natural no apartamento é um assunto que pode parece complexo e até um tanto chato, mas não se engane, acertar nesse quesito será fundamental para a sua qualidade de vida.

Se você gostou do nosso artigo e gostaria de saber mais sobre o assunto, acompanhe as nossas publicações. Estamos sempre trazendo novidades e informações relevantes.

Não deixe de conhecer o projeto Portofino Residencial, diversas opções de plantas e disposições, oferece todas opções de iluminação para o seu conforto e forma de viver.

Converse com um dos nossos corretores e saiba mais sobre o projeto Portofino Residencial. Em um dos bairros mais nobres de Ribeirão Preto. Seguro, bem localizado e confortável, agora você já tem todas as ferramentas para fazer o teste.

Fale conosco e tire as suas dúvidas. Fazemos questão de apresentar cada detalhe do projeto e garantir que você faça uma escolha segura. Muito mais do que apenas vender apartamentos, nós da Egydio dos Santos estamos interessados em garantir a escolha IDEIAL.

Entre em contato conosco

Entre em contato conosco

WhatsApp VENDAS

(16) 99100 - 2222

Fale com VENDAS

(16) 3441 - 8807

Rua Conde Afonso Celso, 613

Sumaré - Ribeirão Preto/SP