AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE UM APARTAMENTO DO FUTURO!

Como criar um Jardim Vertical

Saiba como incluir o verde em apartamentos e criar o seu jardim vertical!

Saiba como incluir o verde em apartamentos e criar o seu jardim vertical!
Compartilhe:
26/11/2020

O verde é tendência fortíssima para o final do ano. Com a chegada do verão, nossos lares ficam mais iluminados e isso é um prato cheio para cultivar plantas em apartamento. Ou seja, se você quer morar em um lar pensado no futuro, então precisa acompanhar essa tendência.

Tem mais, as plantas são excelentes companheiras. Trazem sensação de bem-estar, e ainda são um hábito gostoso e simples de adotar.

Hoje nós vamos mostrar como cultivar plantas em apartamentos. Mostraremos os melhores tipos e quais são os cuidados necessários para cuidar bem das suas companheiras de lar.

Fique confortável e aproveite a leitura.

 

Veja também: AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE UM APARTAMENTO DO FUTURO!

 

Como incluir o verde na decoração

A primeira coisa que você precisa entender é que, incluir o verde na sua decoração, exige muito menos esforço do que se possa imaginar. Na realidade, plantas para apartamentos são fáceis de posicionar.

Você deve conhecer bem os espaços que tem na sua casa para usá-los a seu favor. Verifique se o seu apartamento está voltado para o sol nascente ou poente e veja quais locais da sua casa ficam mais expostos a iluminação direta ou indireta. Assim, você saberá o que tem à sua disposição para fazer as melhores escolhas.

Prontinho, agora deixe um espaço disponível nos seus pontos preferidos para receber um vasinho. Nós vamos dar dicas dos melhores tipos no próximo tópico, veja em detalhes sobre a iluminação nos apartamentos neste artigo: COMO A ILUMINAÇÃO NATURAL NO APARTAMENTO AFETA A SUA VIDA?.

Tipos de plantas para apartamento

Vamos separar cada tipo de planta por local da casa. E aí vai depender de onde você encontrou aqueles pontos de luz citados no item anterior.

Para a sala, por ser o local onde as pessoas passam mais tempo e recebem visitas, dê uma atenção especial. Neste ambiente, não existem regras. Se você tiver um pouquinho de espaço disponível, pode investir em vasos de diferentes alturas, com plantas de diferentes texturas que trarão vida para o ambiente. Se o seu espaço for mais restrito, invista em pendentes e suportes. Uma boa dica é usar prateleiras de cerâmica, que são super charmosas. Jibóias e Ivy são muito recomendadas.

Já os corredores e espaços de trânsito podem contar com vasos, desde que eles não fiquem no caminho. A Palmeiras-ráfia fica linda em apartamentos modernos.

Em caso de corredores estreitos, uma ideia muito bacana é utilizar plantas desidratadas e emoldurá-las.

Quartos e banheiros você pode investir em vasos menores e discretos. O Cactus é perfeito para estes ambientes, assim como o pacová – apesar desta última exigir muito mais atenção.

Por fim, a varanda é um ambiente que está muito em alta nos novos empreendimentos. Ela pode se tornar um espaço ainda mais aconchegante e agradável tanto com vasos ou um lindo jardim vertical.

 

Saiba mais: 5 FORMAS DE COMO TER PLANTAS EM APARTAMENTOS

Maneiras de fazer um jardim vertical

Muito bem, agora que nós já falamos o básico sobre as plantas para apartamentos, vamos ao assunto principal dos últimos meses: como fazer um jardim vertical.

Conversamos com diversos paisagistas e criamos este passo a passo para você começar o seu jardim vertical hoje mesmo. E assim ter o apartamento dos seus sonhos.

 

Passo a passo de como criar um jardim vertical

 

Passo 1

Escolha a treliça. Ela pode ser do tipo tradicional (com ripas em X e espaçamento curto), Reta (feita de quadradinhos), Árabe (com ripas espaçadas) e estilo Marrocos, que são quadrados de tamanhos diferentes.

A escolha da treliça vai influenciar a posição e a aproximação das plantas. A nossa dica: escolha a tradicional para o seu primeiro jardim vertical. Depois mude, caso você sinta necessidade.

 

Passo 2

Compre os vasos pequenos, com encaixes para treliças. Lembre-se: a planta não pode ficar com as raízes espremidas dentro do vaso. Então, sempre escolha um em que sua plantinha possa se desenvolver.

 

Passo 3

Hora de escolher as plantas ideais. Uma boa lista de plantas para jardim vertical inclui:

 

- Barba-desemprente

- Jibóia

- Colar-de-pérolas

- Aspargo-rado-de-gato – uma das nossas preferidas

- Lambari-roxo

- Véu-de-noiva

 

Dica especial: Escolha 3 ou 4 tipos apenas, e experimente-as no seu novo jardim vertical. Vá cuidando delas e não tenha pressa. Aguarde alguns meses até que os resultados apareçam. Com mais experiência, você pode ir adicionando plantinhas depois.

Aqui está o segredo para incluir o verde no seu apartamento, independentemente do tamanho: paciência e observação atenta.

Observação para avaliar quando a planta parece mais murcha, tristonha. Se isso acontecer, você deve trocá-la de lugar, tentar diminuir (ou aumentar) as regas, dependendo do tipo. Já a paciência é fundamental, pois suas companheiras precisam de um tempo de adaptação.

Note: na loja, as plantas são regadas e iluminadas de um modo completamente diferente daquele feito na sua casa. Então, dê um tempo até que elas se sintam bem recebidas.

 

Leia em seguida: CASA INTELIGENTE: CONHEÇA A AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL

 

Conclusão: dicas para incluir verde em apartamentos

Neste artigo nós trouxemos o básico de como incluir o verde no seu apartamento e também investir em um belo jardim vertical. Contudo, cada planta necessitará de um cuidado todo especial.

Se você quer saber mais sobre o assunto, deixe um comentário na nossa publicação. E nós prometemos criar mais artigos como este, falando especificamente sobre a decoração e bem-estar.

Gostou das dicas de hoje? Continue acompanhando o nosso blog. Estamos sempre trazendo novidades incríveis para que você transforme o seu apartamento no lugar dos seus sonhos.

 

Agradecemos a leitura e até a próxima.

Entre em contato conosco

Entre em contato conosco

WhatsApp VENDAS

(16) 99100 - 2222

Fale com VENDAS

(16) 3441 - 8807

Rua Conde Afonso Celso, 613

Sumaré - Ribeirão Preto/SP