Mercado imobiliário em alta e 4 tendências para o setor em 2021<" />

Mercado imobiliário em alta e 4 tendências para o setor em 2021

A demanda por imóveis sempre foi uma questão em pauta no Brasil. Em nossa história, o déficit habitacional permaneceu elevado, ainda que o número de lançamentos esteja cada vez maior

A demanda por imóveis sempre foi uma questão em pauta no Brasil. Em nossa história, o déficit habitacional permaneceu elevado, ainda que o número de lançamentos esteja cada vez maior
Compartilhe:
31/03/2021

Atualmente, os números superam as 200 mil unidades habitacionais por ano, podendo chegar a 300 mil/ano.

 

Vemos que estamos muito distantes de atendermos a toda essa demanda. E, segundo a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), a previsão é que o mercado imobiliário ainda cresça entre 5% e 10% em 2021 em comparação a 2020.

 

Não há dúvidas que o mercado imobiliário segue como um dos principais pilares da economia em seus diversos segmentos de atuação.

 

Desde a renda básica, onde vemos o maior déficit habitacional, até o mercado de alto padrão e de imóveis de investimento, que se mostram cada dia mais ativos.

 

Mas você sabia que o mercado imobiliário se posiciona, cada dia mais, como um dos melhores investimentos nesse novo cenário?

 

Além de uma escolha sólida e segura, o setor só tem a ganhar com os juros baixos, o que aumenta ainda mais o potencial de valorização dos empreendimentos e impulsiona novos lançamentos.

 

É sobre esse assunto que falaremos hoje: rentabilidade na construção civil e o crescimento do setor imobiliário no país. Vale, sim, a pena investir em imóveis!

 

O mercado entre 2020 e 2021

 

Após um ano desafiador e de profundas mudanças no mercado, 2021 chegou com muitas expectativas positivas para o setor da construção civil.

 

De acordo com a CBIC, o Produto Interno Bruto (PIB) do setor deve crescer 4%, a maior porcentagem em 8 anos.

 

Esse valor também ultrapassa o restante da economia que deve crescer 3,2% segundo a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), sendo o segmento da construção civil um dos principais agentes do desenvolvimento socioeconômico do Brasil.

E uma demonstração disso é ele ter sido responsável pela maior geração de empregos nos primeiros 10 meses de 2020, com 138.409 vagas formais.

 

O contexto positivo se dá no mercado imobiliário em geral, ou seja, tanto na construção de novos empreendimentos quanto na venda de unidades.

 

É possível perceber isso por meio do aumento de 8,4% nas vendas de apartamentos novos entre janeiro e setembro de 2020 em comparação ao mesmo período de 2019.

 

O interior do Estado de São Paulo, Ribeirão Preto e região, também sentiu o aquecimento do mercado. Nota-se um expressivo aumento no número de lançamentos atrelado a valorização do preço médio do m2 de todos os imóveis da região.

 

Por que o mercado cresceu?

 

 

É importante lembrar que o mercado imobiliário é muito influenciado pela taxa de juros básica da economia.

 

O ano de 2020 encerrou com uma taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) de 2% e uma projeção de apenas 3% a 4% para 2021.

 

As sucessivas quedas da taxa Selic tornam o crédito imobiliário mais acessível e disponível, fator de forte motivação para o aquecimento do setor.

 

Este sucesso se mostra no aumento expressivo dos financiamentos imobiliários para a compra e a construção de imóveis em 2020.

 

Eles somaram R$123, 97 bilhões, apontando um crescimento de 57,5% em comparação a 2019, segundo a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip).

 

Mas como estes dados afetam a sua vida e podem ser usados a seu favor?

 

Por conta de 2 razões. A baixa nos juros reduz a rentabilidade das aplicações financeiras, tornando-as cada dia menos vantajosas ao investidor comum.

 

Esse que, notando a redução, volta a procurar formas de investimento imobiliário, que é tradicional, seguro e passa a oferecer uma oportunidade de ganho de capital acima das aplicações financeiras, e o principal, com maior segurança ao investidor.

 

A segunda razão é que o comprador, seja ele investidor ou morador, passa a contar com a opção de um financiamento mais barato, ou ainda que tenha os recursos para a compra, pode optar por financiar o imóvel pagando menos juros.

 

Aproveitamos ainda para citar outro fator potencializador de crescimento, que vem pautando o mercado imobiliário ano após ano, e agora veio para ficar, influenciando bastante o aquecimento do setor: a tecnologia.

 

Um levantamento feito pelo Grupo ZAP apontou que 38% das pessoas buscando imóveis estavam abertas à ideia de uma visitação online e 37% aceitariam fazer um tour 360 em imóveis.

 

Em um período de grandes restrições de locomoção e aglomeração de pessoas, a tecnologia foi vital para permitir a contínua expansão do setor imobiliário do país.

 

Programa Casa Verde e Amarela

 

Em um novo e essencial incentivo para o mercado imobiliário, veio o lançamento do programa Casa Verde e Amarela, que entra como substituto ao Minha Casa Minha Vida.

 

Nesse novo formato, com o foco em três frentes: financiamento imobiliário, regularização fundiária e melhoria habitacional, possibilitando também a reforma e ampliação de casas.

 

 

Tendências para 2020 e 2021

 

De acordo com o levantamento da Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), realizado com 38 dos maiores players do segmento, 97% dos empresários pretendem lançar novos projetos nos próximos 12 meses e 98% comprará terrenos no período.

 

E neste sentido, listamos algumas das maiores tendências em imóveis para os próximos lançamentos:

 

  1. A busca por imóveis mais espaçosos

Isso porque os compradores estão em busca de imóveis onde seja possível ter um home office confortável e ambientes para a família e amigos se reunirem, como varandas gourmet em apartamentos ou quintal de casas.

 

O aumento do tempo de permanência no imóvel durante a quarentena,  fez com que as pessoas mudassem seu olhar em relação às suas residências, o que também cria estímulo de compra, seja para mudança de imóvel ou reforma.

 

  1. Imóveis focados em acomodar mais necessidades

A procura por imóveis mais versáteis, faz com que a nossa segunda tendência seja a construção de espaços pensados para isso. Ou seja, imóveis pensados para contemplar moradia, trabalho e lazer, com qualidade, segurança e sustentabilidade.

 

Se encaixam nesses quesitos, lançamentos residenciais que consigam atender às demandas de home office, cowork, lazer, moradia e outras facilidades, com o mínimo de locomoção do proprietário possível.

 

  1. Maior tipologia de produtos em um mesmo imóvel

Desde empreendimentos mais econômicos até projetos de alto padrão. A ideia aqui é dar ao usuário mais poder de escolha para a sua vida, entregando o maior valor possível ao morador.

 

  1. Presença intensa da tecnologia

A tecnologia estará ainda mais presente em todos os aspectos do mercado imobiliário. Muitos lançamentos farão o uso intensivo de tecnologia, com a automação residencial e nas áreas comuns, agregando segurança ao condomínio e conforto ao dia a dia.

 

Isso acontecerá tanto para o comprador que está procurando espaços que permitam a implementação de casas inteligentes, quanto para quem vende imóveis e precisa fazer assinatura de contratos, visitas virtuais ao imóvel e até mesmo fazer o lançamento de empreendimentos de forma virtual, simultaneamente a presencial.

 

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe com os colegas e volte para acompanhar mais artigos do nosso blog!

 

Ficou com dúvidas ou gostaria de saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco.

 

contato@egydiodossantos.com.br

 

 

Saiba mais sobre nós


Somos a Egydio dos Santos, uma construtora que ficou conhecida por gerar as melhores oportunidades do mercado imobiliário em Ribeirão Preto, com grande potencial de valorização e o melhor custo-benefício.

 

Sabemos como o mercado está em constante transformação e garantimos que nossos empreendimentos estejam preparados para as novidades.

 

Conheça os nossos empreendimentos PORTO VECCHIO RESIDENCIAL e o VISTA RIBEIRÂNIA. Focados em inovação, eles seguem o nosso padrão de alta qualidade e podem te ajudar a entender o que esperar dos próximos lançamentos.

 

Espaços inteligentes para sua vida com apartamentos para investir e alugar por temporada.

 

Gostaria de obter mais informações como esta? Assine a nossa Newsletter.

 

Agradecemos a leitura e até a próxima.

 

 

Entre em contato conosco

Entre em contato conosco

WhatsApp VENDAS

(16) 99100 - 2222

Fale com VENDAS

(16) 3441 - 8807

Rua Conde Afonso Celso, 613

Sumaré - Ribeirão Preto/SP