SELIC EM QUEDA, CENÁRIO ECONÔMICO É FAVORÁVEL À COMPRA DE IMÓVEL?, SELIC EM QUEDA" /> CENÁRIO ECONÔMICO É FAVORÁVEL À COMPRA DE IMÓVEL?" />

A volta do crescimento no setor de construção

O mercado imobiliário está aquecido e o momento é o melhor para investir em imóveis.

O mercado imobiliário está aquecido e o momento é o melhor para investir em imóveis.
Compartilhe:
28/11/2019

Ótimas notícias: o setor de construção está cada vez melhor! Estamos abordando essa grande novidade do mercado nas nossas últimas postagens e hoje não será diferente. O mercado imobiliário está aquecido e o momento é o melhor para investir em imóveis.

Hoje falaremos sobre diversos aspectos desse crescimento, mostrando um panorama de como estava o mercado nos últimos anos e quais são as perspectivas para os próximos.

Como sabemos, o assunto pode parecer ser complexo para quem não é iniciado em economia, mas fique tranquilo, pois preparamos um artigo leve, com linguagem simplificada, mas sempre valorizando a qualidade das informações.

Ótima leitura para você!

SELIC EM QUEDA

Como foi a recessão dos últimos anos

A recuperação da atividade econômica estava estagnada. O próprio Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central admitia que a economia estava estacionada. De acordo com estudo da Fundação Getulio Vargas (FGV), o crescimento estava em torno dos 0,9%.

Entretanto, as coisas mudaram, a maré ruim passou, a Taxa Selic baixou e o crédito ficou mais fácil. Nós temos um artigo bem detalhado falando sobre isso, depois dá uma conferida aqui no blog.

Mas hoje estamos aqui para falar sobre o crescimento no setor da construção e de como é a melhor hora para investir em imóveis. Depois de sofrer a maior recessão da história, com o Produto Interno Bruto (PIB) caindo 3,8% em 2015 e 3,6% em 2016. O desemprego disparado, o endividamento das famílias crescendo e o investimento na economia retraindo.

Chegou o grande momento do crescimento, e ele começa no mercado imobiliário.

Como a volta no crescimento do setor da construção impacta diretamente no investimento imobiliário

De acordo com dados da Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), os lançamentos imobiliários foram de 16.298 unidades apenas em junho de 2019. Número que representa o segundo maior volume lançado da série histórica.

Apenas no primeiro semestre, foram 45.085 unidades. Esse volume é 10,1% acima do registrado no mesmo período de 2018. Os lançamentos residenciais representam 76%, já as vendas residenciais são 70,3%, todas realizadas nos últimos 12 meses.

CENÁRIO ECONÔMICO É FAVORÁVEL À COMPRA DE IMÓVEL?

Novas obras: é o momento para investir?

A confiança dos empresários da construção civil aumentou ao longo do ano passado, sobretudo no último trimestre, gerando uma retomada na construção civil e aumentando as possibilidades de investimento.

Existe o Índice de Confiança da Construção (ICST) calculado pela FGV/IBRE. Ele era de 80,3 em setembro. Depois, subiu para 81,8 no mês seguinte, até que chegou a 84,7 em novembro.

Outro dado positivo é o aumento da capacidade de produção da indústria no setor da construção. Pela terceira vez consecutiva, a utilização da capacidade cresceu 3,5% e chegou a 65,6%, de acordo com a coleta de dados (também da FGV).

Motivos para o crescimento

Assim como em todos os setores, o Imobiliário também dispõe de um Estoque. Quando poucas pessoas estão comprando ou alugando apartamentos, por exemplo, o estoque do setor fica parado. Como se fossem produtos estacionados na prateleira da loja.

Por outro lado, com o aumento do crédito e o aquecimento do setor, a procura cresce. Diminuindo o estoque. O que faz com que as construtoras e empreiteiras precisem produzir mais imóveis, aquecendo ainda mais o setor.

Os indicadores nacionais da CBIC são positivos. Mostram que os lançamentos residenciais cresceram 30,1% no terceiro trimestre de 2018, se comparados ao mesmo período de 2017. As vendas, por sua vez, registraram aumento de 23,1%.

Os lançamentos residenciais também são traduzidos como: produtos novos no estoque, oportunidades novas de investimento, chances de mudar de vida ou conquistar o apartamento dos seus sonhos.

FGTS NA COMPRA DO IMÓVEL, VEJA COMO FUNCIONA!

E as vendas no setor imobiliário?

Já às vendas, foram 118,4 mil unidades vendidas no acumulado de 12 meses encerrado em setembro de 2018. O mesmo período de 2016 para 2017 representou 93,5 mil unidades.

Muitos analistas falam até sobre o estoque ser zerado. Ou seja, quando a procura por imóveis for tão grande e acentuada (graças a facilitação no crédito) que haverão mais compradores do que imóveis.

Quando esse momento chegar, quem aproveitou a janela de oportunidade para investir terá um retorno sólido para o seu investimento.

O Trivilato Residencial foi um destes exemplos de rentabilidade

Quando o projeto estava em desenvolvimento, o preço de lançamento na planta era de R$229 mil, já no ano passado o apartamento estava avaliado em R$ 310 mil reais. Um crescimento no investimento imobiliário de 35,3% em apenas 22 meses.

Esse percentual coloca o Trivilato no jogo dos grandes investimentos. Segundo dados da revista InfoMoney, o investimento médio em 2018 cresceu cerca de 16,91%, ou seja, estamos trabalhando em uma casa com mais de 100% de diferença.

O sucesso do projeto foi tal que 70% dele foi vendido na planta, os outros 30% foram vendidos antes mesmo da entrega das chaves – que foi 10 meses antecipada em relação à previsão de entrega!

Chegou o momento: CONHEÇA AS VANTAGENS DE INVESTIR EM UM APARTAMENTO NA PLANTA

Hoje a Egydio conta com o Ilha de Paros, lançado neste mês, e o Portofino Residencial, que está com 90% das unidades vendidas. Ambos com projetos impecáveis, quanto o Residencial Trivilato.

Saiba mais sobre essa oportunidade entrando em contato com os nossos corretores por meio do e-mail: vendas@egydiodossantos.com.br e peça um orçamento sem compromisso.

Ah, quer receber mais notícias como esta? Cadastre-se em nosso newsletter abaixo e fique por dentro de todas as novidades e curiosidades do mundo imobiliário.

Entre em contato conosco

Entre em contato conosco

WhatsApp VENDAS

(16) 99100 - 2222

Fale com VENDAS

(16) 3441 - 8807

Rua Conde Afonso Celso, 613

Sumaré - Ribeirão Preto/SP