Medidas que você precisa saber sobre o seu apartamento

Aprenda como escolher seus móveis sem errar e garantir que você tenha sempre um espaço adequado!

Aprenda como escolher seus móveis sem errar e garantir que você tenha sempre um espaço adequado!
Compartilhe:
14/01/2019

Você sabe comprar móveis? Mas, você sabe mesmo? Então vamos lá: qual é o espaço de circulação mínimo para deixar ao redor da cama? Quanto deixar de recuo para as cadeiras? Você não sabe o que é um recuo de cadeira, sabe? Vem cá, você precisa de ajuda!

Hoje nós vamos conversar com você, que está pensando em comprar um apartamento novo e vai mobiliar um apartamento recém adquirido, ou apenas revisar o layout da sua casa atual.

Saiba que existe uma porção de medidas que você precisa ter em mente na hora de comprar os seus móveis. Ou então você vai acabar comprando uma mesa linda, mas não vai ter espaço para puxar as cadeiras. Ou aquela estante maravilhosa, que fica bem na frente da porta.

Para evitar erros assim, nós vamos mostrar todas as medidas necessárias para você considerar antes de comprar os seus móveis.

Sala

Portas e janelas

Vamos começar pelo mais simples, como lidar com portas e janelas?

Bem, para as portas, é importante que você deixe pelo menos 5cm além do comprimento da folha. Ou seja, se a porta aberta tem 80cm, seus móveis devem estar à uma distância de 85cm da porta.

Assim o risco de os móveis baterem ou interferirem na passagem da porta fica reduzida.

Já no caso das janelas, existem algumas regrinhas.

Primeira: jamais coloque um móvel que cubra a janela. Além de ficar esteticamente horrível, o sol, o vento e a chuva, serão responsáveis pela diminuição da vida útil do móvel.

Tome nota: o padrão brasileiro é manter as janelas com 120cm de altura. Ou seja, garanta que os seus móveis estejam abaixo dessa altura, ou posicione eles nas laterais da mesma.

Sofás, poltronas e mesa de centro

Sempre considere uma distância mínima de 10cm entre o braço do sofá e a parede do cômodo. Esse espaço pode ser usado para a instalação de cortinas, etc. Essa regra também vale para poltronas.

Ah, e as mesas de centro devem estar entre 50 a 60cm do sofá, assim não vai atrapalhar as pernas de ninguém.

Regra de circulação

A circulação ideal em ambientes internos é de 60cm. Ou seja, nenhum caminho interno deve ter um valor menor do que esse. Isso serve para guiar o posicionamento de plantas, mesas, cadeiras etc.

Sala de jantar e cozinha

Agora vamos lidar com os itens específicos da sala de jantar e/ou da cozinha. Vejamos:

Mesas e cadeiras

Regrinha básica: deixe sempre 60cm atrás de qualquer cadeira para o recuo dela (agora você já sabe o que é o recuo de uma cadeira)

Já para as mesas, é permitido que uma face da mesa fique encostada na parede, contanto que não atrapalhe o espaço mínimo do recuo de nenhuma das cadeiras.

Espaço interno da cozinha

Para a cozinha, a circulação mínima deve ser diferente. A indicação é de que o espaço mínimo de 80cm seja respeitado, isso porque este é um cômodo de maior circulação quando em uso – já viu alguém cozinhar muito parado? Pois é...

Sabemos como nem sempre isso é fácil, então, vamos dar algumas dicas extras para aproveitar o espaço:

Fogão

O espaço entre a frente do fogão e a parede não pode ser inferior à 80cm. Uma vez que do fogão sairão alimentos quentes, é preciso que haja espaço para que os usuários possam se movimentar sem esbarrar em nada.

Geladeira

O espaço ideal na frente de uma geladeira é de 1metro. Isso acontece, pois, a porta da geladeira costuma ter entre 50cm e 65cm, então, é preciso deixar um corredor para que seja possível circular mesmo com a porta aberta.

Posição dos armários

A altura dos armários vai influenciar diretamente no aproveitamento do espaço acima da pia, calma, vamos explicar.

O armário deve estar posicionado em uma altura que dê para colocar, por exemplo, uma prateleira para forno micro-ondas. Ou suportes para os utensílios de cozinha. Portanto, na hora de planejar os armários, peça ao projetista que elabore algumas soluções visando estes itens. Porém, lembre-se que o armário superior não pode ser tão profundo quanto ao inferior, para que você não bata a cabeça e acabe se machucando.

Não é possível criar uma medida padrão, afinal de contas, cada cozinha terá uma pia específica e um layout próprio. Apenas lembre-se de dar mais atenção aos projetos que utilizam bem o espaço acima da pia – principalmente em apartamentos menores.

Quartos

Vamos analisar a posição dos móveis dentro dos quartos.

Circulação

Como foi o caso da sala, a circulação nos quartos não deve ser inferior à 60cm. Ou seja, para cama de casal, é importante que cada lado dela esteja à, no mínimo, 60cm da parede. Isso impede que um acorde ao outro na hora de se levantar, por exemplo!

Enquanto isso, as camas de solteiro podem possuir apenas uma saída. Deixando uma das laterais encostada na parede.

Guarda-roupas

Para o guarda-roupas é importante que se tenha cuidado com o espaço de abertura das portas e gavetas. Normalmente, 70cm são o bastante para que você consiga utilizar o guarda-roupas sem esbarrar nos móveis. Mas esse valor varia bastante, dependendo do modelo.

Em apartamentos menores é recomendado que o projeto seja feito com um guarda-roupa com portas de correr. Apenas essa modificação no modelo já será responsável pela economia de um espaço valioso no cômodo.

Não foi tão difícil assim, foi?

Com essas medidas em mente você já será capaz de organizar melhor o espaço interno do seu apartamento e garantir que a sua vida fique muito mais organizada e funcional.

Se quiser conhecer um empreendimento que obedeça a todos estes itens, confira o nosso link.

Perceba que um bom projeto auxilia muito na hora de criar uma decoração confortável e atraente.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe nas suas redes sociais.

Ficou com dúvidas ou gostaria de saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco, estamos disponíveis para conversar e trocar experiências.

Acompanhe as nossas publicações, estamos sempre trazendo dicas e novidades.

Notícias Mais Vistas

26/07/2018

Por que investir em Ribeirão Preto?

Visualizações: 692

23/10/2018

O que desvaloriza um apartamento?

Visualizações: 418

26/10/2018

8 Lugares para ir em Ribeirão Preto

Visualizações: 261

Entre em contato conosco

Entre em contato conosco

WhatsApp VENDAS

(16) 99100 - 2222

Fale com VENDAS

(16) 3441-8807

Rua Conde Afonso Celso, 613

Sumaré - Ribeirão Preto/SP